Que não se repita
O incêndio da boate Kiss completou dez anos em janeiro último, mas as memórias e os sentimentos que ele deixou ainda estão bem vivos em todos nós. Uma década se passou e a sensação de tristeza, revolta e indignação pelas 242 vidas perdidas e os 636 feridos, em sua grande maioria jovens, permanece. Não tem quem não lembre onde estava e o que estava fazendo quando viu ou ouviu a notícia do incêndio que se transformaria em dos piores em número de vítimas no país.
Mas embora os sentimentos permaneçam, o que podemos dizer sobre a Segurança contra Incêndio no Brasil ao longo desses dez anos? Mudou? Piorou? Manteve-se inalterada? É isso que Emergência foi buscar junto aos especialistas do setor em matéria dessa edição. Entre as mudanças destacadas, estão as atualizações nas legislações e normas técnicas, além de uma maior conscientização da sociedade sobre os incêndios.
Por outro lado, a fiscalização, certificação e especialização se mantêm como pontos que precisam ser melhorados No entanto, tais aspectos não são novidade na área, por isso já deveriam ter sido modificados faz tempo para a prevenção de incêndios e para que tragédias como a da Kiss nunca mais se repitam.
ESPECIAL
No Brasil, o SAMU é viabilizado por meio de diferentes formas de gerenciamento, como gestão estadual, municipal ou por consórcios públicos. No formato de consórcio público, um grupo de cidades se reúne para gerir e operacionalizar alguma necessidade em comum, como o SAMU. Considerado uma grande solução para os SAMUs com abrangência regional e em estados menores, ele traz diversas vantagens, segundo os entrevistados, como economia de escala, qualidade de assistência e padrão de atendimento. Por outro lado, enfrenta desafios como a manutenção financeira. Reportagem aborda a estrutura do modelo, suas vantagens, desafios e o seu futuro.
ENTREVISTA
O especialista em incêndio e emergências médicas, João de Godoi, fala sobre a realidade e os desafios das áreas no país.
BOATE KISS
Emergência ouviu especialistas sobre as mudanças na segurança contra incêndio dez anos após a tragédia.
PERÍCIA EM INCÊNDIO
Artigo traz os pontos importantes para uma investigação completa sobre as causas das ocorrências.
TERREMOTO
Organizações mundiais atuam nas regiões afetadas por tremor na Turquia e na Síria.
VIATURAS
Artigo mostra os cuidados no uso das Auto Escadas Mecânicas para o salvamento e o combate ao incêndio adequados.
APH
As vantagens da aplicação das diretrizes de RMC para vítimas e profissionais de saúde é tema de artigo.