Formas de pagamento:

Parcelamento sem juros nos cartões de crédito.

Boleto bancário.

R$ 15,00

Detalhes do Material

A luta continua


Iniciamos um novo ciclo. Mas deixar 2020 totalmente para trás não será tão simples. Um ano que pareceu um século e que trouxe, com a chegada do novo coronavírus, desafios para o mundo todo. A COVID-19 é uma doença que até agora traz muitas dúvidas para a sociedade e, inclusive, profissionais da saúde, como os da área de urgência e emergência. Diante disto, ela exigiu dos profissionais de APH uma reorganização do trabalho, uma revisão de conceitos de boas práticas de biossegurança, enfim uma nova realidade.
Estruturas físicas do SAMU e ambulâncias foram adaptadas, protocolos de ações e apoio em relação à saúde mental dos profissionais foram adotados, entre outras questões. Na entrevista desta edição, o coordenador-médico dos SAMUs de Garulhos e Suzano, em SP, dá exemplos destas e outras ações implantadas em Suzano nos últimos meses. 
Os desafios para o APH continuarão em 2021. Temos um longo caminho ainda até o controle da pandemia e o entendimento deste vírus tão complexo. Desta forma, ações como estas apontadas na entrevista são excelentes medidas a serem adotadas pelos serviços em todo o Brasil nos próximos meses. Que a luta contra o vírus continue com toda a segurança possível para os bravos heróis da saúde brasileira!

 

ESPECIAL
Segundo estudos, a fumaça e os demais agentes tóxicos oriundos do processo de decomposição térmica são responsáveis por cerca de 50 a 75% dos óbitos em uma ocorrência de incêndio. Mistura de gases, vapores e partículas sólidas, os perigos na inalação também variam desde queimaduras nas vias aéreas até o desenvolvimento de doenças respiratórias. Além disto, com grande nível de combustibilidade, ela também pode gerar fenômenos como backdraft, explosão com energia suficiente para causar danos físicos aos combatentes, bem como colapsar as estruturas da edificação. Reportagem aborda os perigos de inalação da fumaça, os riscos do backdraft, o treinamento adequado dos combatentes, a importância do uso dos EPIs, as tendências em equipamentos e a importância da proteção passiva.


ENTREVISTA
Coordenador do SAMU fala sobre os desafios dos profissionais de APH em tempos de pandemia.


ARTIGOS

ATUALIZANDO
Voluntários e militares unem esforços para atendimento após temporais em SC.

DESASTRES
Artigo trata da importância de integrar Políticas Nacionais de Promoção da Saúde e de Proteção e Defesa Civil em desastres hidrológicos.

APH
Artigo aborda a avaliação, imobilização e manejo de pacientes com fraturas pélvicas.

NFPA
A SCI na indústria de armazenagem frigorificada é tema de artigo.

SPRINKLERS
Artigo destaca a importância do teste e manutenção constante das bombas de incêndio para a prevenção de incidentes.

INCÊNDIO FLORESTAL
As percepções sobre a atuação do poder público nos incêndios florestais é destaque de artigo.