Formas de pagamento:

Parcelamento sem juros nos cartões de crédito.

Boleto bancário.

R$ 15,00

Detalhes do Material

Planejamento já!


Dez anos se passaram e a tragédia da região Serrana do RJ ainda é lembrada com dor e emoção, principalmente para quem atuou de perto na ocorrência. Em janeiro de 2011, temporais atingiram a região, deixando mortos e feridos, em especial em três cidades: Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. Segundo dados oficiais, na época, 918 pessoas morreram e 30 mil moradores ficaram desalojados. Com estes dados, ela é considerada o maior desastre socioambi-ental do país.
Chamadas graves envolvendo desabamento e inundação, a gestão de uma tragédia tão grande, sem deixar de lado ocorrências cotidianas, e resgates que emocionaram foram lembrados pelo coordenador de operações pelo CBMERJ no dia da tragédia na entrevista especial desta edição. Ele também apontou as lições e ações que resultaram desta ocorrência, como o desenvolvimento de sistemas de monitoramento, de alerta e alarme, a capacitação e outras ferra-mentas que visam manter alerta as populações para que se desloquem para pontos seguros em momentos de desas-tres.
Ainda nesta entrevista ele apontou como fundamental o planejamento urbano para evitar acidentes semelhantes, algo também enfatizado nesta mesma edição, página 8, na matéria que traz um balanço das mudanças na prevenção após esta tragédia. Não é de hoje a impor-tância deste planejamento e já passou da hora de o Brasil atentar para isto. Sem ele, conti-nuaremos a contar com datas como esta no país.

 

ESPECIAL
Dia 11 de março de 2020. Data para nunca mais esquecer.  Neste dia, a OMS (Organização Mundial da Saúde) de-cretou o novo coronavírus como pandemia. Desde então, uma nova realidade foi mostrada aos profissionais de saúde do mundo todo, inclusive do APH, que também fazem parte da linha de frente no enfrentamento da COVID-19, trazen-do medos, limitações materiais e humanas e acentuando os já conhecidos problemas na saúde. Reportagem ouviu profissionais do SAMU, bombeiros militares, voluntários e autoridades do setor de várias partes do país, que falaram sobre os desafios e soluções implantadas neste primeiro ano de enfrentamento da pandemia no Brasil.


ENTREVISTA
Coordenador de Operações na tragédia da região Serrana do RJ relembra momentos marcantes.

 

ARTIGOS

CHUVAS
Especialistas avaliam as mudanças na prevenção após dez anos da tragédia na região Serrana do RJ.
MANUAL DE PRODUTOS
Emergência lança a primeira edição do Manual de Produtos, trazendo orientações  para a seleção adequada de trajes para combate a incêndio e para atendimento a emergências com produtos perigosos.
DEFESA CIVIL
Artigo traz uma análise sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

INCÊNDIO
A legislação de Segurança Contra Incêndio em embarcações brasileiras é tema de artigo.

APH
Como conduzir os veículos de emergência de forma segura é abordado em artigo.