Formas de pagamento:

Parcelamento sem juros nos cartões de crédito.

Boleto bancário.

R$ 15,50

Detalhes do Material

Mais transparência

 

Em janeiro foram abertas diversas consultas públicas, porém o Governo explica que esta é uma etapa anterior à discussão e revisão dos textos normativos. Não são, portanto, consultas para sugestões específicas sobre a redação das normas regulamentadoras. 
A CTPP, por sua vez, aprovou no fim do ano passado, o calendário de revisões das NRs para 2021, incluindo nada mais, nada menos do que 22 novas NRs.
Não há total clareza sobre os trâmites para realizar as próximas revisões. Estão sendo elaborados novos textos-base pelos grupos técnicos do Governo? Haverá consulta pública à sociedade para o envio de sugestões? Serão formados grupos técnicos tripartites para discussão e aprimoramento dos novos regramentos? Quanto tempo a sociedade terá para enviar suas sugestões e para que as propostas sejam discutidas pelas representações de trabalhadores e empregadores antes de chegarem à CTPP?
Em síntese: como o Governo pretende gerenciar a revisão das 22 NRs divulgadas?
Quanto mais transparência e informação houver neste processo, mais seguros se sentirão profissionais, empresas e trabalhadores. Até porque há muito o que sugerir, contribuir e debater. Confira sobre o assunto em Sociedade é consultada, páginas 20 e 21.

 

REPORTAGEM DE CAPA / Inteligência Artificial em SST

Cresce a aplicação de soluções em Inteligência Artificial voltadas para a segurança e saúde do trabalho nas empresas

Avanço tecnológico que permite a simulação de uma inteligência similar à humana, a IA, tem ganho destaque no segmento prevencionista por meio de softwares que auxiliam trabalhadores e empresas em suas atividades, servindo principalmente como ferramenta para realizar classificações e predições. Mesmo que ainda de forma ‘tímida’ no País, a Inteligência Artificial tem possibilitado um melhor controle dos perigos nos ambientes laborais. Como toda novidade, há muito o que se adaptar, tanto por parte dos empregadores quanto dos empregados.

 

ENTREVISTA
Expertise em sistemas de gestão
Engenheiro químico, de Segurança do Trabalho e especialista em gestão de riscos Javier Marcondes Torrico tem uma trajetória de desafios na implementação de sistemas de gestão em empresas de mineração e de petróleo e gás no Brasil e na América Latina. Sua experiência como gestor de SST nas áreas operacional, de projetos e de contratadas lhe traz uma ampla visão sobre os erros e acertos na prevenção de acidentes nas empresas. Hoje ele é gerente sênior de SST e Meio Ambiente na Hydro - Alunorte.


ARTIGOS
Ultrassom avaliado
Estudo realiza simulação para estimar exposição a banhos de limpeza.

Gerenciando o risco
Uso do cinto de segurança no enlonamento de cargas rodoviárias.

Nova estratégia
Treinamentos corporativos obrigatórios em Ensino a Distância podem ter boa qualidade.

Em sofrimento
Pesquisa revela fatores estressantes na gestão do processo de trabalho.