Em compasso de espera
Ao fecharmos mais esta edição de Proteção seguiam ainda pendentes alguns anexos de Normas Regulamentadoras já deliberadas na CTPP e outras como as NR 4 (SESMT) e 5 (CIPA), que ganharam mais algum tempo para discussão, visto que as bancadas discordam sobre determinados pontos como a terceirização do Serviço na 4 e o vínculo com os sindicatos de trabalhadores na 5.
Discussões à parte, o certo é que a corda deve esticar mais um pouco no que se refere à deliberação de novas NRs pela CTPP como a 17 (Ergonomia), a 19 (Explosivos) e a 30 (Aquaviários), que só deve acontecer após a publicação oficial da nova versão da Portaria 1.224/2018 que estabelece procedimentos para elaboração e revisão de NRs.
O Governo diz que é preciso harmonizar a referida portaria com um decreto que saiu posteriormente e que veio para regulamentar a chamada e necessária AIR (Análise de Impacto Regulatório).
Para a elaboração desta análise de impacto pelo Governo é que têm sido publicados os avisos de tomadas públicas das próximas NRs a serem, possivelmente, revisadas. A iniciativa tem o objetivo de identificar problemas regulatórios e auxilia nos trabalhos de revisão das normas. Entenda melhor sobre o novo processo de revisão das NRs em Atualizações aguardadas, páginas 20 e 21.
REPORTAGEM DE CAPA / MERCADO PROFISSIONAL
Momento de transformações e desafios aos profissionais prevencionistas requer habilidades técnicas e interpessoais
Transformações trazidas pelas novas tecnologias, esocial, revisão de NRs e, mais recentemente, pelas dificuldades e desafios gerados pela pandemia do novo coronavírus, exigem nova postura de quem lida com Saúde e Segurança do Trabalho. As mudanças chegam para todos: profissionais dos SESMTs, consultores e do setor público. Na reportagem experts opinam sobre as perspectivas de mercado para quem atua em SST e habilidades imprescindíveis para quem quiser manter sua carreira neste segmento. As notícias são boas, porém desafiadoras.
ENTREVISTA
Médica do Trabalho fala do momento atual
A especialista em Saúde Pública e Medicina do Trabalho e Auditora Fiscal Aposentada, Edenilza Campos de Assis e Mendes, que segue ativa na área de saúde do trabalhador, compartilha suas ideias a respeito de relevantes e atuais temas que cercam o mundo do trabalho. De opinião forte e decidida, ela também deixa uma mensagem importante sobre o verdadeiro papel de quem atua na área de saúde e segurança.
ARTIGOS
Interpretação vital
Insalubridade e periculosidade para quem labora em atividade com radiação ionizante.
Novo conceito
Norma orienta prevenção de acidentes durante tempestades elétricas em áreas abertas.
Medindo a eficácia
Treinamentos em Saúde e Segurança Ocupacional devem ser corretamente avaliados.
O melhor uso
Critérios reduzem o risco de contaminação biológica pelo ar em ambientes climatizados.