Retomada dos trabalhos
O processo de atualização das Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança do Trabalho deve ser retomado com maior celeridade a partir deste mês em função da publicação da Portaria 6.399 em junho que trata sobre os procedimentos para elaboração e revisão das NRs.
O novo regramento traz como destaques a AIR (Análise de Impacto Regulatório) e a Agenda Regulatória. Estes dois instrumentos visam proporcionar maior transparência sobre os temas a serem discutidos no âmbito tripartite pelas bancadas de governo, empregadores e trabalhadores, bem como definir a relevância de abordá-los do ponto de vista legal, técnico e econômico.
Com a formalização das atividades da CTPP (Comissão Tripartite Paritária Permanente), que chegou a ser questionada judicialmente por meio de Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho, no final do ano passado, o fluxo de trabalho deve ser restabelecido.
Na prática é possível que tenhamos em breve novas atualizações de NRs. Em contrapartida as NRs 1, 7, 9 e 18, que passariam a valer em agosto, poderão ser prorrogadas por conta do alinhamento às normatizações que ainda não foram publicadas.
Entenda melhor em Com mais transparência, páginas 22 e 23.
REPORTAGEM DE CAPA / CALOR NA INDÚSTRIA
A EXPOSIÇÃO A ALTAS TEMPERATURAS EM INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS CONTA COM LEGISLAÇÃO ATUALIZADA PARA O GERENCIAMENTO DE RISCOS
Proporcionar mais conforto térmico aos trabalhadores de indústrias com ambientes muito quentes é ainda um desafio aos profissionais da área prevencionista. Mudanças relativamente recentes na legislação conduzem as empresas para a boa prevenção ao invés de apenas limitarem-se ao pagamento do adicional de insalubridade. Reportagem aborda sobre aspectos fundamentais que cercam o adequado gerenciamento para evitar o estresse térmico de forma que a saúde e a segurança do trabalhador não sejam prejudicadas e tampouco a em-pregadora.
ENTREVISTA
EFEITOS DAS LONGAS JORNADAS À SAÚDE
A professora Frida Marina Fischer dedica sua vida profissional ao estudo da organização do trabalho em turnos e noturnos e aos efeitos que longas jornadas podem provocar. Com mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de saúde do trabalhador, ela segue dando aulas e orientando seus alunos na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, onde leciona há 40 anos. Na entrevista ela fala sobre o momento atual e futuro no âmbito do trabalho e seus reflexos para a SST.
MANUAL PARA SELEÇÃO DE EPI
CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DA LUVA
A proteção das mãos é essencial, porém há um passo-a-passo fundamental que deve preceder a seleção deste EPI.
ARTIGO
NR 12 E O PGR
A NR 1 deve também abranger riscos associados à operação e intervenção em máquinas e equipamentos.