Formas de pagamento:

Parcelamento sem juros nos cartões de crédito.

Boleto bancário.

R$ 15,50

Detalhes do Material

Retomada dos trabalhos

 

O processo de atualização das Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança do Trabalho deve ser retomado com maior celeridade a partir deste mês em função da publicação da Portaria 6.399 em junho que trata sobre os procedimentos para elaboração e revisão das NRs.

O novo regramento traz como destaques a AIR (Análise de Impacto Regulatório) e a Agenda Regulatória. Estes dois instru­mentos visam proporcionar maior trans­parência sobre os temas a serem discutidos no âmbito tripartite pelas bancadas de governo, empregadores e trabalhadores, bem como definir a relevância de abordá-los do ponto de vista legal, técnico e econômico. 

Com a formalização das atividades da CTPP (Comissão Tripartite Paritária Permanente), que chegou a ser questionada judicialmente por meio de Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho, no final do ano passado, o fluxo de trabalho deve ser restabelecido. 

Na prática é possível que tenhamos em breve novas atualizações de NRs. Em contrapartida as NRs 1, 7, 9 e 18, que passariam a valer em agosto, poderão ser prorrogadas por conta do alinhamento às normatizações que ainda não foram publicadas. 

Entenda melhor em Com mais transparência, páginas 22 e 23.

 

REPORTAGEM DE CAPA / CALOR NA INDÚSTRIA

A EXPOSIÇÃO A ALTAS TEMPERATURAS EM INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS CONTA COM LEGISLAÇÃO ATUALIZADA PARA O GERENCIAMENTO DE RISCOS

 

Proporcionar mais conforto térmico aos trabalhadores de indústrias com ambientes muito quentes é ainda um desafio aos profissionais da área prevencionista. Mudanças relativamente recentes na legislação conduzem as empresas para a boa prevenção ao invés de apenas limitarem-se ao pagamento do adicional de insalubridade. Reportagem aborda sobre aspectos fundamentais que cercam o adequado gerenciamento para evitar o estresse térmico de forma que a saúde e a segurança do trabalhador não sejam prejudicadas e tampouco a em-pregadora.

 

ENTREVISTA

EFEITOS DAS LONGAS JORNADAS À SAÚDE

A professora Frida ­Marina Fischer dedica sua vida pro­fissional ao estudo da organização do trabalho em turnos e noturnos e aos efeitos que longas jornadas podem provocar. Com mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de saúde do trabalhador, ela segue dando aulas e orientando seus alunos na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, onde leciona há 40 anos. Na entrevista ela fala sobre o momento atual e futuro no âmbito do trabalho e seus reflexos para a SST. 

 

MANUAL PARA SELEÇÃO DE EPI

CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DA LUVA

A proteção das mãos é essencial, porém há um passo-a-passo fundamental que deve preceder a seleção deste EPI.

 

ARTIGO

NR 12 E O PGR

A NR 1 deve também abranger riscos associados à operação e intervenção em máquinas e equipamentos.