Formas de pagamento:

Parcelamento sem juros nos cartões de crédito.

Boleto bancário.

R$ 8,50

Detalhes do Material

Adequando as edificações


O edifício da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Rio Grande do Sul, que foi destruído por um incêndio em 14 de julho último, era uma construção da década de 1970, feito para abrigar a sede da antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal). Com a privatização da Rede, na década de 1990, a SSP assumiu o edifício nos anos 2000. O imóvel tratava-se, portanto, de uma edificação antiga, o que acende um debate sobre a importância da Segurança contra Incêndio nestes locais.
Edificações existentes (antigas) foram construídas antes das leis e normas atuais de segurança contra incêndio. Diante disto, é necessário adequar tais edificações em conformidade com as legislações vigentes, o que nem sempre é uma tarefa fácil e imediata. Existem medidas complicadas como adequações das escadas das edificações, compartimentação e implantação de sistemas mais robustos como é o caso dos sistemas de chuveiros automáticos (sprinklers).
No entanto, o cumprimento dos prazos para adequação das medidas de SCI é um dos principais problemas apontados quando se trata destas edificações, de forma geral. Segundo o especialista entrevistado nesta matéria, muitas vezes, estes prazos não são cumpridos nas edificações, sendo prorrogados, provocando demora na adequação e expondo a população. Considerando que as leis de SCI são recentes no país, muitos prédios enquadram-se em edificações existentes e que requerem atenção não só na adequação como no tempo para esta adequação. Afinal, tempo é vida se tratando de SCI.

 

ESPECIAL
Integrar serviços da RUE (Rede de Urgência e Emergência) é fundamental, mas nem sempre é simples. Uma das relações mais importantes e também, muitas vezes, mais difíceis, está a do APH e a do intra-hospitalar. Superlotação, estresse ocupacional, legislação obsoleta, falta de empatia, de recursos humanos e materiais, da compreensão do papel de cada um na rede, da importância da regulação e da importância da gestão estão entre os obstáculos para esta harmonia. Reportagem detalha estes problemas e aponta soluções para uma melhor integração, ainda mais necessária em tempos de pandemia.


ENTREVISTA
Especialista fala sobre a estrutura e preparo brasileiro para emergências nucleares e radiológicas.


SSP
Incêndio de grandes proporções na SSP RS traz alerta sobre a SCI em edificações antigas.


HOSPITAIS
A realidade da Segurança Contra Incêndios nos hospitais agravada com a Covid-19.


ANIVERSÁRIO
As comemorações pelo Dia do Bombeiro brasileiro realizadas pelas corporações nas cinco regiões.

MANUAL
Como fazer a seleção adequada dos EPRs para combate a incêndio e emergências com produtos perigosos.

APH
Importância da presença do profissional de enfermagem nas operações de salvamento veicular é tema de artigo.