Formas de pagamento:

Parcelamento sem juros nos cartões de crédito.

Boleto bancário.

R$ 8,50

Detalhes do Material

Práticas seguras

Em final de outubro, nove bombeiros civis e instrutores perderam a vida durante um treinamento de técnicas de busca e resgate na gruta Duas Bocas, em Altinópolis, região de Ribeirão Preto/SP. Na oportunidade, o teto da caverna desabou sobre eles. Ainda não se sabe o que de fato motivou o desabamento, só se sabe que uma chuva volumosa atingiu a região naquele dia.
Não é a primeira vez que acontecem tragédias durante treinamentos do tipo. Geralmente são ocorrências com uma pessoa, nem sempre são coletivas como neste caso. É só jogar no Google “Bombeiro morre em treinamento” que a lista é grande. São treinamentos de resgate em altura, treinamentos no mar, enfim, várias situações e cenários que acabam em fatalidade. Mas independente das circunstâncias de cada caso é importante refletir de modo geral: como estão sendo realizados os treinamentos dos profissionais de emergência sob a ótica das normas de segurança?
Notas emitidas por instituições da área ressaltam que existem diretrizes, normas técnicas brasileiras e outros dispositivos legais e de boas práticas que garantem a segurança de estudantes em curso e que é preciso estar sempre atento a estas recomendações. Então, antes de fazer qualquer curso prático na área de emergência, vale pesquisar, ler as leis, as normas e as diretrizes de segurança que regem esta prática. Nunca é demais.

 

ESPECIAL
Consideradas ferramentas importantes para a prevenção e controle de emergências nas empresas associadas, os PAMS ou RINEMs não existem em quantidade suficiente no Brasil, segundo alguns entrevistados nesta edição. Implantados basicamente em polos industriais, especialistas dizem que, tendo em vista o potencial empresarial do país, eles deveriam estar presentes em grupos de pequenas empresas e até mesmo em comércios urbanos. Entre os entraves para o aumento destes organismos no país está a falta de cultura de prevenção, incentivos e benefícios para as empresas aderirem a estes grupos. Reportagem desta edição traz um panorama da presença dos PAMs no país e possibilidades de expansão, sua importância, os requisitos para implantação, as evoluções e os desafios enfrentados pelos grupos. 

 

ENTREVISTA
Enfermeira fala sobre o serviço pioneiro de Resgate Aeromédico em plataformas marítimas na Bacia de Campos.

OCORRÊNCIA
Desabamento em gruta mata bombeiros civis e alerta sobre normas de segurança em treinamentos.  


INCÊNDIO
Artigo aborda a forma como deve ser realizado o combate a incêndios em veículos elétricos e híbridos.

EXTINTOR
A utilização e aplicabilidade do extintor Fe-36 em situações e ambientes específicos é tema de artigo. 


URGÊNCIA
Artigo reflete como se dá o processo de urgência em “redes vivas” de atenção à saúde.

PESQUISA
Artigo aponta para sério risco de incêndio nos televisores comercializados no Brasil. 


SPRINKLERS
Artigo destaca a necessidade de sistemas de sprinklers com componentes certificados para a efetividade do seu uso.