Formas de pagamento:

 

6 X cartão de crédito

 

Periodicidade: Mensal

R$ 15,50

Detalhes do Material

Para um abril realmente verde

 

Abril é o mês símbolo da prevenção de acidentes e o dia 28, desde 2003, declarado pela OIT, como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.
Ao mesmo tempo em que a data reforça a importância da prevenção vivemos, com alegria (é preciso dizer), um arrefecimento da pandemia. Um certo alívio e afrouxamento dos cuidados, agora, parecem ser regra geral. A situação mais emblemática é a dispensa do uso de máscaras nos ambientes de trabalho, anunciada pelo governo federal, quando seu uso não for obrigatório pelos estados e municípios.
No entanto é preciso estar atento para aqueles ambientes em que o uso do equipamento segue obrigatório como transportes, estabelecimentos de saúde, farmácias e outros determinados especificamente pelas autoridades de cada estado. As medidas de prevenção, controle e mitigação dos riscos continuam, e no caso de alerta de aumento de casos da Covid-19 localmente as máscaras voltam à cena. Está na Portaria Interministerial MTP/MS nº 17, além de orientações a serem mantidas pelas empresas, e que devem ser estendidas inclusive aos trabalhadores terceirizados e de outras organizações que adentrem os estabelecimentos.
Boa leitura e um Abril realmente Verde com muita saúde e segurança dentro e fora dos ambientes de trabalho!


REPORTAGEM DE CAPA / Futura NR 4

Principais pontos de discussão da nova NR 4 abordam sobre as modalidades de SESMT e a terceirização do Serviço

A NR 4, que trata sobre os Serviços de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, é outra norma regulamentadora que está na mesa de discussões tripartites. Um dos pontos mais polêmicos do novo texto está relacionado à terceirização do SESMT. Na visão de muitos prevencionistas terceirizar é sinônimo de precarizar, com piora da qualidade do serviço e redução de direitos para os profissionais de SST. Por outro lado, governo e empregadores, garantem que o cumprimento da finalidade do SESMT e a qualidade do trabalho prestado passam muito mais pelas ferramentas de gestão de SST que a empresa utiliza.

 

ENTREVISTA
Engenheiro reflete sobre SST atual
O engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho Fabrício de Medeiros Dourado Varejão reflete sobre temas atuais da área de SST como a revisão das NRs, o eSocial, o gerenciamento de riscos. À frente da gestão de SST de diversas empresas, hoje é consultor e professor no IFPE.

 

ESTATÍSTICAS
Números de acidentes de trabalho de 2020 divulgados pelo Governo revelam queda.

    
MANUAL PARA SELEÇÃO DE EPIs
A escolha das vestimentas de proteção deve ser criteriosa e de acordo com os riscos e atividades executadas pelos trabalhadores.

 

ARTIGOS


SETOR FLORESTAL
Pesquisa aponta artigos com maior contribuição para a prevenção no segmento.

 

ELETRICIDADE
A Baixa Tensão provoca fatalidades e a Tensão de Segurança pode até matar.