Legislação e cultura de segurança
Dentro do processo de revisão das normas regulamentadoras foi criado recentemente um Grupo de Trabalho Tripartite com a finalidade de acompanhar a implementação das chamadas NRs Gerais como a 1 (GRO), 4 (SESMT), 5 (CIPA), 7 (PCMSO), 9 (Avaliação e Controle de Riscos Físicos, Químicos e Biológicos) e 17 (Ergonomia). Outro Grupo de Trabalho também foi constituído para apoiar a concretização da NR 18 (Construção) nas empresas e saiu também o GTT para elaboração da NR de Limpeza Urbana.
Ainda com foco em novas regulamentações nossa reportagem especial deste mês reúne as principais novidades trazidas com a revisão da NR 33 que trata sobre SST em Espaços Confinados. Estes locais de difícil acesso estão presentes em diferentes segmentos econômicos oferecendo alto risco de acidentes, muitos deles com mortes.
Manter-se atualizado em relação às novas exigências legais em saúde e segurança é fundamental. Porém, mais do que isto, é preciso reforçar a cultura de comportamento seguro nas empresas que deve ser compartilhada por todos e não apenas pelos trabalhadores. A entrevistada deste mês, Juliana Bley, psicóloga com foco em fatores humanos e educação de adultos lembra deste aspecto para potencializar o trabalho seguro. Confira a entrevista Salto para o futuro a partir da página 10.
REPORTAGEM DE CAPA / TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO
Garantir atividades seguras em EC requer conhecimento e atenção à nova NR 33
Acidentes fatais em espaços confinados não são incomuns. Continuam acontecendo e sendo noticiados com frequência pela mídia. A legislação que regulamenta a segurança e saúde do trabalho nestes locais foi recentemente revisada e passa a ser cobrada das empresas a partir do mês de outubro. Na matéria especialistas que colaboraram com a revisão da NR 33, além de outros envolvidos com a realização de treinamentos e resgates em diferentes tipos de ECs, trazem informações sobre a correta aplicação da norma para tornar as atividades mais seguras.
ENTREVISTA
Psicóloga fala sobre educação em segurança
A psicóloga do Trabalho, educadora e consultora Juliana Zilli Bley atua há mais de 20 anos auxiliando empresas e profissionais a tornarem suas atividades mais seguras e saudáveis. Com mestrado focado em Processos Organizacionais, Trabalho e Aprendizagem, aprimorou sua atuação inserindo novas práticas de educação e desenvolvimento humano na formação de profissionais de SST e líderes. Possui especializações e formações complementares em metodologias de aprendizagens para adultos, psicoterapia sistêmica, práticas de diálogo, gestão de mudança entre outras.
ARTIGOS
Conceitos alinhados
Definições do GRO/PGR e sua relação com o Mapa de Riscos é essencial.
Valor à vida
Importância das análises de acidentes conduzidas pela Fiscalização do Trabalho.
Chaves mecânicas
Orientações sobre o uso de dispositivos de intertravamento em máqinas.