Trabalhando pela SST
Dentro do processo de revisão das normas regulamentadoras foram recentemente publicados os novos textos da NR 23 (Proteção Contra Incêndios) e NR 26 (Sinalização e Identificação de Segurança). Especialistas em cada um dos temas avaliam nesta edição principais destaques bem como itens que em sua opinião deixaram a desejar. A matéria NRs alteradas e revisadas, a partir da página 20, aborda o assunto.
Após a publicação de uma NR inicia a etapa de aplicação das novas regras pelas empresas e de acompanhamento da sua implementação e eventuais dificuldades. No final de setembro divulgamos no Proteção+ a nomeação dos representantes de governo, trabalhadores e empregadores que por meio de Grupos de Trabalho Tripartites farão o acompanhamento das chamadas NRs Gerais (1, 5, 7, 9 e 17) e da NR 18.
O cumprimento de normas é importante, porém mais do que isso é preciso trabalhar para que se mude a cultura de SST no país e se possa fazer a gestão da prevenção, conforme acredita o entrevistado deste mês, o AFT Mauro Marques Müller (confira em Gestão na prática a partir da página 10).
E neste mês, no dia 10, é o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, uma excelente oportunidade para debater e refletir sobre o tema a partir do ambiente escolar e familiar. Esta é sem dúvida a forma mais simples e eficaz para que a SST crie raízes profundas e possa dar bons frutos no futuro.
REPORTAGEM DE CAPA / ÓCULOS DE SEGURANÇA
FABRICANTES APOSTAM NA TECNOLOGIA PARA OFERECER ÓCULOS DE SEGURANÇA CADA VEZ MAIS SEGUROS E CONFORTÁVEIS
Os óculos de proteção estão em franca evolução com fabricantes nacionais e internacionais investindo em tecnologias de ponta e que colaboram para preservar os olhos de lesões que possam ser causadas no contato com diferentes agentes nocivos. Além da proteção, a preocupação com o conforto e o design é cada vez maior garantindo, assim, que o EPI seja utilizado pelo trabalhador pelo maior tempo possível. A demanda do mercado é crescente, porém a concorrência com os importados ainda faz com que a maioria dos óculos de proteção consumidos no país seja importada.
ENTREVISTA
AUDITOR FISCAL FALA SOBRE A NOVA NR 4
O Auditor Fiscal do Trabalho Mauro Marques Müller comenta sobre mudanças que considera importantes na nova NR 4 (SESMT), e também sobre a eficácia do serviço que, segundo ele, não depende apenas da atuação dos profissionais, mas de mudança cultural que envolve a todos, especialmente, os gestores. Participando do processo de revisão e implantação de diversas NRs, como representante da bancada do Governo, afastou-se da chefia do Setor de Segurança na SRT/RS para se dedicar exclusivamente a esta atividade.
ARTIGOS
FORMAÇÃO TÉCNICA EM QUESTÃO
Reformulação no programa dos Cursos de Técnico em Segurança do Trabalho e atualização dos docentes são essenciais.
MÁQUINAS PROTEGIDAS EVITAM ACIDENTES
Setor madeireiro deve implementar maior segurança nos equipamentos para evitar acidentes.