Preparo para o resgate
Em junho último, a NR 33 (Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados) trouxe sua mais recente versão, apresentando diretrizes sobre Saúde e Segurança no Trabalho aos trabalhadores e para atuação dos serviços de emergência e salvamento em ocorrências em espaços confinados. Planos de Resgate e novidades na capacitação das equipes são destaques do novo texto, preenchendo lacunas da legislação na área, apontadas há bastante tempo por especialistas.
Em 2015, reportagem de Emergência sobre a realidade dos resgates em espaços confinados já havia sinalizado a necessidade de detalhamento do treinamento de instrutores e equipes de resgate na lei. Sete anos depois, a capacitação das equipes ficou mais clara quanto à carga horária, periodicidade e conteúdo programático. Por outro lado, especialistas ainda reclamam que a legislação poderia abordar melhor a qualificação dos instrutores das equipes de resgate.
No entanto, no geral, pode-se ver uma evolução importante e que não deve parar. Acidentes em espaços confinados são mais comuns do que se pensa e, geralmente, são graves, exigindo das equipes de resgate preparo e excelência cada vez maiores.
ESPECIAL
Espaços confinados apresentam diversos riscos para trabalhadores como físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos, oferecendo um ambiente de alta periculosidade e muitos acidentes. Para enfrentar essa realidade, é importante que as equipes de resgatistas estejam preparadas para atuar nessas emergências, salvando vidas e garantindo sua integridade. Recentemente, a nova NR 33 sobre Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados trouxe diretrizes não só para os trabalhadores como para a atuação das equipes de emergência e resgate em ocorrências nesses locais, buscando a qualificação e segurança do atendimento. Reportagem trata dos destaques da nova norma para os resgatistas e o que ela deveria deixar mais claro para a melhoria da atividade.
ENTREVISTA
A coordenadora-geral do SAMU SP, Maísa Ferreira dos Santos, fala da importância da qualificação e da sensibilidade do profissional do APH.
ANIVERSÁRIO
Corpo de Bombeiros do Paraná completa 110 anos em outubro com eventos alusivos à data durante todo o mês.
COMEMORAÇÃO
Destacando as ações operacionais e sociais, Corpo de Bombeiros do Pará fala sobre os 140 anos de história.
DEFESA CIVIL
Artigo apresenta os desafios para o profissionalismo na Proteção e Defesa Civil e os caminhos para a valorização profissional.
APH
A experiência do estágio de alunos de Medicina e Enfermagem no SAMU é mostrado em artigo.
EMERGÊNCIAS
Artigo trata da importância do gerenciamento dos riscos para o atendimento adequado de cenários críticos.
EXTINTORES
A necessidade de extintores específicos para salas de ressonância magnética é tema de artigo.