Formas de Pagamento:

12x nos cartões de crédito

Boleto bancário à vista

 

Periodicidade: Mensal

R$ 15,50

Detalhes do Material

Mais valor à SST

O retorno da Inspeção do Trabalho ao nível de Secretaria abarcando os departamentos de Fiscalização do Trabalho e de Segurança e Saúde do Trabalhador é uma boa notícia. Assim como a atribuição dada à CTPP (Comissão Tripartite Paritária Permanente) para atuar como gestora da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Aliás, a PNSST, criada em 2011, nunca saiu do papel.
As mudanças trazidas no início deste ano por decreto do Ministério do Trabalho e Emprego demonstram maior valorização da área de Saúde e Segurança do Trabalho e um crédito importante à CTPP.
E o que estas definições têm a ver com a sua empresa ou com os problemas que você enfrenta em seu dia a dia? De fato, sem a sua atuação eficaz no ambiente de trabalho, não significam nada. Por outro lado, uma boa e consciente ação prevencionista estimulada adequadamente pelas instâncias municipais, estaduais e federal pode sim contribuir para melhorar o cenário da SST no país.
Temos aí, por exemplo, a nova NR 35 (Trabalho em Altura), recentemente revisada e elogiada por especialistas na reportagem Nível elevado, a partir da página 32. Ajustes e atualizações são bem-vindos, mas precisam ser compreendidos e inseridos nos processos de trabalho das empresas para que possam resultar em prevenção real.

 

REPORTAGEM DE CAPA / NR 35

Empresas que realizam atividades em altura devem adequar
procedimentos e capacitações para aplicação da nova NR 35

A nova Norma Regulamentadora nº 35 (Trabalho em Altura) sofreu ampla revisão. Necessidade de harmonização com a NR 1 e o PGR, aprimoramento do Sistema de Proteção Contra Quedas, um novo capítulo sobre Emergência e Salvamento, atualizações no Acesso por Cordas e na Ancoragem e inclusão de novo Anexo para Construção e Uso de Escadas estão entre os destaques. O desafio será conhecer e aplicar as novas regras aos procedimentos que envolvem atividades em altura. Experts no tema comentam principais mudanças e adequações necessárias.

 

ENTREVISTA
Anamt está sob nova direção
O médico do Trabalho Francisco Cortes Fernandes que assumiu a gestão da Anamt (Associação Nacional de Medicina do Trabalho) para o triênio 2023-2025 quer dar continuidade às iniciativas criadas durante a pandemia e que se mostraram bem-sucedidas. É o caso da plataforma de Ensino a Distância com cursos de atualização, podcasts com temas variados para atualização profissional, além de manter a qualidade da prova de título de especialista, do congresso anual da entidade e da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho.

 

ARTIGOS:
Educação em SST

Programas de treinamentos podem ir muito além da prevenção de acidentes.

Riscos psicossociais
ISO 45003 sobre saúde psicológica e Segurança do Trabalho incentiva gestão humanizada.

Gestão de riscos
Método NRO pode auxiliar na classificação dos níveis de riscos ocupacionais.