Mudança na certificação
Melhorias no controle de qualidade dos Equipamentos de Proteção Individual por meio de um novo processo de certificação vem sendo discutidas há bastante tempo. Há inclusive um sistema em andamento que promete trazer exigências diferenciadas envolvendo empresas fabricantes, laboratórios de ensaios, organismos certificadores de produtos, auditorias e a própria estrutura do Ministério do Trabalho para emissão dos CAs (Certificados de Aprovação).
Toda essa modernização no mercado brasileiro de EPI foi pensada pela própria entidade que representa as empresas de EPI no país, a Animaseg, que em conjunto com o setor de Normalização do MTE vem construindo um modelo diferenciado, similar ao CE Mark, utilizado na União Europeia.
O problema, agora, parece ser a pressa do Governo em colocá-lo em prática. A determinação é para que o novo processo inicie até o final deste ano. A entidade que representa os fabricantes de equipamentos de proteção e segurança vê com bons olhos a mudança, porém garante que nem fabricantes nem o restante da cadeia envolvida terão capacidade para se reestruturar em tão pouco tempo. Confira o que diz sobre o assunto, o titular da Animaseg, José Geraldo Brasil, na entrevista “Potencial gigantesco”, a partir da página 10.
REPORTAGEM DE CAPA / Formação profissional em SST
Cursos técnicOS e de especialização precisam incorporar habilidades relacionadas ao MUNDO DO TRABALHO ATUAL
De especialistas focados na execução de normas e no conhecimento de documentos obrigatórios, passou-se a exigir dos profissionais uma atuação para a gestão de SST entre outras habilidades compatíveis com a nova realidade laboral. Só que essa mudança de perfil está diretamente relacionada à qualidade da formação em nível técnico e nas especializações. Os cursos atendem às atuais demandas exigidas pelo mercado? Quais os desafios para aprimorar a formação dos profissionais?
ENTREVISTA
ATUALIZAÇÕES NO MERCADO DE EPI
O presidente da Animaseg, entidade que representa os fabricantes dos equipamentos de proteção e segurança ao trabalho, José Geraldo Brasil, fala sobre as novas exigências ao mercado de Equipamentos de Proteção Individual, a importância histórica da Associação para o desenvolvimento das empresas de EPI, o potencial de crescimento dos negócios na área e o novo sistema de certificação que está em curso. Ele é graduado em administração de empresas e presidente da JGB Equipamentos de Segurança que fica em Charqueadas/RS.
ARTIGOS
Abordagem difereNCIADA
EPI contra queda de altura e o peso do trabalhador na UE.
Nova oportunidade
Inteligência Artificial é hoje uma valiosa ferramenta para redução dos riscos ocupacionais.
Muito além do acideNTE
Falhas no processo de análise de infortúnios laborais.