Formas de pagamento:

12x nos cartões de crédito

Boleto bancário à vista


Periodicidade: Mensal

No formato digital você terá acesso a todo acervo da Revista desde 2004


Acesso: 
O acesso será enviado via e-mail, após a confirmação do pagamento, em até 48h úteis


 

R$ 15,50

Detalhes do Material

Realidade submersa

A subnotificação de acidentes de trabalho continua sendo um grave problema. No caso das doenças do trabalho é ainda pior. A OIT e a OMS divulgaram recentemente que mais de 80% das mortes relacionadas ao trabalho acontecem em decorrência de doenças do trabalho. Observando as notificações de óbitos em nosso país, apenas cerca de 2% decorrem de doenças. 

A atual titular da Codemat, Cirlene Zimmermann, que falou à revista durante a Expo Proteção, em São Paulo, disse que o tema é tão importante que integra um dos seis projetos da Coordenadoria, e que está focado no estímulo à notificação de acidentes de trabalho para a adequada adoção de políticas públicas voltadas para a saúde do trabalhador. Na entrevista Um olhar para a prevenção, a partir da página 10, você confere também as ações do MPT em conjunto com o Ministério do Trabalho e OIT sobre o 10 de outubro, Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas.

Quanto mais conhecimento e informação sobre os riscos e perigos presentes nos diferentes ambientes de trabalho, mais forte será a cultura de prevenção e as possibilidades de transformar e melhorar a vida dos trabalhadores e das empresas. O que enxergamos hoje é apenas a ponta do iceberg.


REPORTAGEM DE CAPA / TRABALHO COM AGROTÓXICOS

Medidas de controle previstas na nova NR 31 podem reduzir o risco de contaminação dos trabalhadores rurais

A intoxicação dos trabalhadores por agrotóxicos é uma realidade conhecida no campo. Os efeitos a curto, médio e longo prazo têm sido identificados por profissionais da área da saúde. Porém todos apontam que os agravos são ainda pouco conhecidos, o que dificulta a adoção de medidas preventivas. A nova NR 31 trouxe uma série de exigências na identificação e avaliação dos riscos, acompanhamento da saúde dos trabalhadores, uso de EPIs, melhorias nos equipamentos utilizados, mudanças no processo de trabalho para reduzir/evitar a exposição e qualidade da capacitação.


ENTREVISTA

Procuradora fala das ações da Codemat

Coordenadora nacional da área de Meio Ambiente do Trabalho do MPT, Cirlene Luiza Zimmermann, é responsável pela gestão de seis projetos (frigoríficos, amianto, notificações de acidentes do trabalho, saúde do trabalhador no SUS, câncer relacionado ao trabalho e SST nas escolas). Sua afinidade com a SST iniciou quando atuava na AGU (Advocacia Geral da União), onde atuou por nove anos, e despertou seu olhar para a importância de ambientes seguros e saudáveis para todos os que trabalham.


ARTIGOS

Acidentes na Construção

Análise estatística auxilia no controle dos riscos na atividade e adoção de políticas para a prevenção.

Burnout em docentes

Ambientes de trabalho nas escolas predispõem ao desenvolvimento da síndrome nestes profissionais.

O futuro já chegou

Exoesqueletos podem ser úteis em tarefas que exigem força e postura incômoda melhorando a ergonomia.