Público da Revista Proteção: Profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho e interessados no tema.
Editorial
Mês para refletir
Este mês é emblemático para a área da prevenção com o ápice na data de 28 de abril, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, instituído pela OIT em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O tema escolhido pela OIT em 2025 propõe a reflexão sobre os impactos da inteligência artificial e do trabalho digital na SST, com um olhar para novas tecnologias com o uso de robôs, exoesqueletos, realidade virtual e aumentada, uso de plataformas digitais e trabalho remoto entre outros recursos.
Proteção vem abordando o assunto, não só nas reportagens como também em nossos eventos técnicos. O grande desafio é identificar como toda esta transformação digital pode contribuir para ambientes mais seguros e saudáveis.
No Brasil, Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, lançada pelo MTE e entidades parceiras no dia 3 deste mês, se estende até dezembro. O enfoque neste ano será para a relevância e as competências da CIPA e do SESMT. A intenção é incentivar uma atuação mais eficaz dos profissionais que participam destes órgãos em suas empresas.
Enfim, o Abril Verde está aí! Que ele possa ser vivenciado com toda a intensidade e seriedade que merece pelas empresas, trabalhadores e profissionais.
REPORTAGEM DE CAPA / RISCOS PSICOSSOCIAIS
ETAPAS PARA IDENTIFICAÇÃO E GERENCIAMENTO DOS RISCOS PSICOSSOCIAIS NAS EMPRESAS
Fazer a gestão dos riscos psicossociais integrada ao Programa de Gerenciamento de Riscos é obrigação e necessidade. Está na NR 17 e desde agosto do ano passado também está na NR 1 de forma mais clara. Nem todas empresas terão o risco, mas é preciso saber se ele existe ou não. Constatado, passa-se para outra etapa: a avaliação e depois a inclusão no PGR com plano de ação e todos os demais passos que vêm na sequência. A reportagem traz uma abordagem mais prática das etapas que envolvem a identificação, o gerenciamento e também como deve funcionar a fiscalização do MTE.
Entrevista
PRESIDENTE DA ABHO EXPÕE SUAS METAS
Presidente da ABHO Valdenise Aparecida de Souza fala dos desafios na gestão do triênio 2024-2027. Também conta sua trajetória profissional e como adquiriu bases sólidas na Higiene Ocupacional que lhe permitiram atuar em grandes empresas e assumir a liderança da Associação. Ela também trata de certificação, do futuro da HO no país e dos caminhos aos profissionais que desejam seguir na profissão.
Artigos
SOLUÇÃO INOVADORA
Plano de resgate para espaço confinado e altura.
LEGADO DE JAMES REASON
Contribuições para investigação de acidentes.
SEGURANÇA COMPROMETIDA
Conceitos equivocados em atmosferas explosivas.
AÇÃO CONTÍNUA
Desafios e barreiras culturais para implementação da Segurança do Trabalho.